Interessante

Processamento de fotos em 7 etapas fáceis (retocar, aparar as bordas, remover manchas, covinhas, espinhas, etc.)

Dia bom!

Muitos usuários acreditam que para processar e retocar uma foto é necessário dominar e conhecer algum editor monstruoso (como o Photoshop).

Na verdade, em casos não muito difíceis, tudo pode ser feito com bastante facilidade e rapidez (leva de 5 a 10 minutos), e mesmo que você nunca tenha feito isso antes! 😉

No meu exemplo abaixo, em algumas etapas vou mostrar como você pode remover manchas, covinhas, objetos acidentalmente no quadro de uma foto normal, alterar o brilho e a saturação da pele e realizar a tonificação. A propósito, para deixar claro o que está em jogo - postei minha foto (antes de processar e depois) logo abaixo, veja um exemplo. 👇

Seguindo essas etapas, você pode eliminar rapidamente todas as imperfeições em seu rosto (e corpo) e melhorar drasticamente a qualidade de suas fotos!

Então...

*

Exemplo de processamento de fotos

As fotos abaixo foram processadas no programa "Photo-Master" , o link para o programa está logo abaixo (tudo sobre tudo levou cerca de 5 minutos!). Na verdade, eu recomendo optar por isso. No meu exemplo abaixo, mostrarei todas as ações neste editor.

Amostra (foto do rosto antes e depois do processamento)

*

Photo-Master

Site: //photo-master.com/

Este é um editor para usuários novatos, com um bom conjunto de ferramentas. Permite processar fotos com alta qualidade sem forçar você a ter nenhuma habilidade profissional. Aqueles. as ferramentas do programa são projetadas para uma pessoa despreparada!

Também observo que o programa é totalmente em russo e é compatível com todos os sistemas operacionais modernos Windows XP, 7, 8, 10.

*

Aliás, não são poucos os programas para iniciantes que trabalham com fotos. Em um de meus artigos anteriores, destaquei alguns dos mais simples. Basicamente, a maioria das ações (abaixo), você pode executar em outro software. Eu dou o link abaixo.

👉 Suplemento!

Programas de edição de fotos [editores de fotos para iniciantes] - minha seleção

*

PASSO 1: aparando as bordas

Por que processar a foto inteira - se você simplesmente não precisa de suas bordas (e talvez até mesmo de uma parte da foto)?! Além disso, as bordas da fotografia costumam ser desiguais, têm algum tipo de defeito irreparável, etc.

Nota: Omiti a instalação do editor "Photo-Master" (é padrão). Para abrir uma foto - use o menu "Arquivo" (também nada complicado ...).

Para cortar uma foto: você precisa ir para o menu "Instrumentos" e abra a guia "Cortar" .

Photo-Master - recortando uma foto

Em seguida, especifique os limites ao longo dos quais o corte será executado (tudo fora do retângulo e destacado em cinza será excluído). Veja a imagem abaixo. 👇

Cortar bordas dentadas

*

PASSO 2: remova objetos indesejados da foto

Observe que o fundo cinza (à esquerda do rosto) contém 3 áreas com partículas de poeira (pode ter estado na lente).

Para remover objetos desnecessários na foto (como estes) - você precisa usar a ferramenta "Carimbo" (seção "Retoque").

Removendo objetos indesejados

Trabalhando com "Carimbado" muito simples:

  1. primeiro selecione a área que deseja excluir (completamente) com um círculo. A propósito, escolha o diâmetro do círculo exatamente de acordo com o tamanho da área a ser excluída;
  2. então o segundo círculo aparecerá - arraste-o para o local de onde a área para o primeiro círculo será copiada. Essencialmente uma ferramenta "Carimbo" copia parte de uma foto de um lugar e a transfere para outro.

Removendo uma área empoeirada

Usando esta ferramenta 3 vezes - na foto de teste 3 blocos cinza foram removidos (que obviamente não cabiam na foto 😉).

*

PASSO 3: remoção de pequenas falhas: manchas, covinhas, espinhas, várias irregularidades, etc.

Vamos para a parte mais interessante! Para remover pequenos defeitos (como as mesmas manchas ou covinhas) no Photo-Master existe um especial. ferramenta - "Pincel de Cura" (na seção "Retoques").

Pincel de cura (foto-mestre)

Após ativar esta escova, altere seu diâmetro para o tamanho do defeito a ser removido (ver exemplo abaixo). Em seguida, basta clicar uma vez nele com o botão esquerdo do mouse.

Removendo uma toupeira (Photo-Master)

Você verá que o Healing Brush removerá automaticamente a falha selecionada. Preste atenção na verruga próxima ao olho (veja o exemplo na imagem abaixo 👇) - ela sumiu!

Sem marca de nascença

Da mesma forma, o pincel de cicatrização pode ser aplicado em pequenas covinhas: você precisa clicar em cada uma delas com o diâmetro de pincel desejado.

Removendo covinhas

Para corrigir grandes áreas (como o local da queima no exemplo abaixo), você precisa aumentar o diâmetro da escova (mais> 20) e ajustar os parâmetros "Penas" e "Transparência" (experimentalmente), veja a seta-1 na captura de tela abaixo. Em seguida, pincele este local várias vezes.

Correção do local de queima

Como resultado, você pode corrigir significativamente o defeito neste local (por exemplo, tornar a pele mais lisa e mais saturada).

A pele é mais lisa

Em geral, "shamanizing" com esta ferramenta - você pode excluir e corrigir todas as partes não muito bem-sucedidas da imagem. O principal é não ter pressa e, para cada área, selecionar o diâmetro correto do pincel (bem como sua transparência e sombreamento).

*

PASSO 4: retoque (suavização da pele, vermelhidão, destaques, expressão dos olhos, sobrancelhas, brancura dos dentes, etc.)

Existem especiais no Photo-Master. a secção responsável pelos pontos acima (aliás, os mais populares - é por eles que todo este processamento é iniciado ...).

E então, primeiro você precisa abrir a seção "Retocar" e vá para a ferramenta "Retrato perfeito" .

Retoque rosto

Então eu recomendo abrir a guia "Configurações manuais" e comece a alterar cada parâmetro você mesmo - veja imediatamente o que ele muda e como sua foto ficará mais vantajosa.

Noto que há muitos parâmetros nesta guia, você pode ajustar cada elemento do rosto, corpo: pele, olhos, sobrancelhas, lábios, dentes, etc.

Configurações manuais - suavização de serrilhado, vermelhidão, destaques

Ao alterar qualquer um dos parâmetros, você verá imediatamente todas as alterações na foto. Claro, esses parâmetros devem ser definidos para cada foto separadamente, dependendo da qualidade da imagem e dos resultados desejados.

Lábios, sobrancelhas, alvura dos dentes, etc.

*

PASSO 5: remova olhos vermelhos

Nota: no meu exemplo, não há efeito de olhos vermelhos, mas porque esse problema ainda ocorre com bastante frequência, resolvi incluir esse momento no artigo ...

Remover o efeito de olhos vermelhos é bastante simples: na seção "Retocar" há um revisor especial (veja a tela abaixo).

Retoque - Correção de olhos vermelhos (Photo-Master)

Depois de abri-lo, combine o pincel com o tamanho da vermelhidão dos olhos. Em seguida, mova o cursor sobre o ponto vermelho e clique uma vez com o mouse sobre ele. O programa removerá automaticamente todo o vermelho nesta área!

Ajustando o tamanho do pincel e removendo o efeito

Da mesma forma, você precisa realizar o procedimento para o segundo olho (e para outras pessoas, se várias pessoas forem capturadas na foto). Este processo manual simples o ajudará a trazer rapidamente as cores naturais dos olhos para a sua foto!

Efeito de olhos vermelhos removido!

*

👉 Suplemento!

Como remover olhos vermelhos em uma foto (e por que isso ocorre) - veja um exemplo real

*

PASSO 6: correção de cor, tonificação

A gradação de cores pode fazer maravilhas! Em uma foto desbotada com baixo brilho, você pode tirar uma foto realmente brilhante (conforme impresso em revistas).

Para alterar a foto desta forma - no Photo-Master você precisa abrir o "Melhorias" e vá para a guia "Cores" ("Básico", "Nitidez"). Em seguida, ajuste manualmente os tons de vermelho, laranja, amarelo. As alterações ficarão visíveis imediatamente!

Melhorias - cores

Então eu recomendo ir para a seção "Instrumentos" e abra a guia "Tonificação" (outra ferramenta para ajudar a dar vida à sua foto).

Tonificação (Photo-Master)

Em seguida, mova o controle deslizante "Força" à direita, observando as mudanças na foto.

Tonificante

👉 Socorro!

Como obter cores de uma foto em preto e branco (automaticamente) - veja meus exemplos de processamento

*

PASSO 7: adicionar efeitos

Bem, o toque final permanece - aplique efeitos adicionais para tornar a foto ainda mais glamorosa (👀).

A seção do Photo-Master responsável por isso é chamada "Efeitos" ... Ao abri-lo, dezenas dos efeitos mais comuns aparecerão no menu à direita. Por exemplo, a opção parece muito impressionante "Romance" .

Efeitos - romance

Se você quiser tirar uma foto em preto e branco, você pode usar o efeito "Alfa APX 100" (exemplo abaixo).

Converter uma foto em preto e branco

Para deixar sua foto ainda mais brilhante e saturada, você pode usar o efeito "E o Vento Levou" .

Nota: a propósito, a intensidade do efeito pode ser ajustada usando o controle deslizante que aparece abaixo da foto editada (exemplo abaixo).

E o vento desapareceu - ajuste a intensidade

Como versão final (para que possa ser vista com clareza), recolhi várias fotografias, localizadas da esquerda para a direita.

A primeira é a foto original, a segunda é processada sem efeitos, a terceira é o efeito "E o Vento Levou" , o último é o efeito "Romance" .

Amostra (foto do rosto antes e depois do processamento)

*

Em geral, é tudo por agora ...

Complementos são bem-vindos.

Bom trabalho!

Publicado pela primeira vez: 22.05.2019

Correção: 11/10/2020