Interessante

Lições e problemas populares com palavras

Tudo de bom!

Um dos programas mais populares para trabalhar com documentos, pelo qual as pessoas compraram, estão comprando e vão comprar computadores, é, claro, o Microsoft Word! ☝

O programa já tem mais de 2 décadas, mas não perdeu sua relevância, e agora já é considerado praticamente um programa básico em um PC - sem ele, e não ali, e não aqui ...

Muitas ações no Word são simples e intuitivas. Mas alguns deles não são tão óbvios e recebo perguntas sobre eles com frequência. Então, na verdade, um artigo semelhante nasceu ...

O propósito deste artigo: não ensinar a trabalhar no Word, não mostrar tudo o que pode ser feito nele, mas responder às dúvidas mais populares que surgem de qualquer usuário despreparado que começa a fazer, por exemplo, um relatório, um resumo e qualquer outro documento.

👉 Dica!

Muitas pessoas não têm pressa em atualizar o Word - enquanto isso, na nova versão, como regra, a maioria das ações são feitas muito mais rápido do que na anterior (existem muitas ferramentas novas e convenientes que facilitam o trabalho diário).

Erros e deficiências também foram corrigidos. Além disso, na nova versão você poderá abrir documentos com uma marcação mais progressiva, enquanto na antiga - algo pode sumir e você terá que "finalizar". Em geral, minha mensagem é - tente trabalhar na nova versão do Word ...

Observação: todas as capturas de tela e descrições das lições abaixo são baseadas no Word 2016 (2019) como o mais recente até o momento. Se você tiver o Word 2014, 2010, 2007 - quase todas as ações serão executadas da mesma maneira. Word 2003 e Word XP são uma hipóstase completamente diferente, é improvável que você encontre dicas sobre eles aqui ...

*

Resolvendo problemas comuns no Word

Classificados na ordem das perguntas feitas (a meu critério 👌)

Como numerar as páginas (exceto primeira / segundo)

Em geral, inserir páginas por si só não é difícil. Normalmente, os problemas são criados quando você precisa numerar de uma determinada página, por exemplo, da 2ª, 3ª, etc. Vamos tentar resolvê-los ...

Para adicionar paginação ao Word, você precisa:

  1. vá para a seção "Inserir" ;
  2. escolher "Número de página" ;
  3. escolher formato de número de página: Superior, Inferior, Centro, Esquerda / Direita. Aqui, em geral, eu não dou recomendações - escolha a opção que você precisa;
  4. na verdade, após a opção selecionada - todas as suas páginas serão numeradas.

Insira o número da página

Como numerar as páginas de 2, 3, etc. / Como fazer a numeração em algarismos romanos

Primeiro, você precisa clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse no número da página: na parte superior da janela, você verá um link: "Trabalhando com cabeçalhos e rodapés" ... Abrindo, abra "Normas de página / Formato de números de página" ... Na captura de tela abaixo - veja as setas 1, 2, 3, 4.

Mudar a numeração

A seguir, será aberta uma janela na qual você pode especificar de qual página fará a numeração, bem como o formato da numeração: por exemplo, você pode colocar algarismos romanos ou letras (geralmente raramente usados).

Formato de números de página

Como remover a numeração da primeira página

Para remover o número da página na primeira folha, você deve:

  1. clique duas vezes no número da página com o botão esquerdo do mouse;
  2. em seguida, abra a guia "Trabalhando com cabeçalhos e rodapés" (deve aparecer após seus cliques);
  3. em seguida, abra a guia "Parâmetros" ;
  4. marcação "Cabeçalho e rodapé especiais para a primeira página" (veja a imagem abaixo, setas 1, 2, 3, 4).

Cabeçalho especial para a primeira página

Como remover a numeração da 2ª, 3ª folha (etc.)

Este método é adequado para numerar a partir de qualquer página e para pular qualquer número de folhas. Em geral, primeiro decida em qual página deseja inserir os números.

1) Suponha que se você deseja inserir números da terceira página, vá para a segunda e coloque o cursor após o último caractere (seta-1 na imagem abaixo). Em seguida, abra a seção Layout, quebras, próxima página (veja a imagem abaixo).

Quebra de página

2) Avançar pelo menu "Inserir" inserir paginação. Ela, por padrão, numerará todas as páginas, sem exceção. Que assim seja por enquanto.

3) Em seguida, clique 2 vezes com o botão esquerdo do mouse no número da terceira página, abra a seção "Trabalhando com cabeçalhos e rodapés" (aparecerá no topo) e desmarque o link da seção anterior (veja a imagem abaixo).

Exclusão de um link para uma seção anterior

4) Agora você pode ir com segurança para a segunda página, selecionar o cabeçalho e rodapé e excluí-los (o botão Excluir). Agora você terá a numeração da terceira folha e as duas primeiras estarão em branco. Em princípio, tudo!

Excluindo na primeira seção da numeração

*

Como fazer um diploma

O grau geralmente é entendido como texto sobrescrito. Muitas vezes, é necessário em várias fórmulas, tolerâncias, etc.

Digamos que você queira escrever o número 35 elevado à potência de 2. Em seguida, você precisa escrever o número 352 e, em seguida, selecione o número 2. Em seguida, abra a guia "Casa" e selecione o ícone com X2- ... O grau será dado, a tarefa será concluída!

Definição de graus

Mais oportunidades podem ser obtidas se você selecionar o texto desejado (o mesmo "2") e pressionar a combinação de botões Ctrl + De então você pode especificar Sobrescrito (grau), Subscrito, texto tachado, etc.

Ctrl + D

*

Como escrever uma fórmula

A propósito, já que estamos falando de graduação, acho que é correto dizer algumas palavras sobre fórmulas. É muito mais eficiente e correto definir fórmulas não em texto (como muitos fazem), mas por meio de um editor de fórmulas especial: elas têm uma aparência melhor e nada irá a lugar nenhum com sua posterior edição do texto.

Para inserir uma fórmula, você precisa:

  1. seção aberta "Inserir" ;
  2. então clique em "Símbolos" e escolher "A equação" (como na imagem abaixo).

Inserindo uma fórmula

Depois disso, pressione o botão esquerdo do mouse "um lugar para a equação" , abrir "Trabalhando com uma equação" e escreva a fórmula.

Em geral, o processo de escrita em si é fácil: basta escolher que deseja adicionar frações, senos, cossenos e adicionar valores numéricos.

Escolha de um estilo de fórmula

Minha fórmula está escrita!

Fórmula pronta

*

Como fazer uma linha

Por este termo, diferentes usuários entendem tudo de maneiras diferentes (peço desculpas pela tautologia). No entanto, aqui estão várias maneiras de traçar uma linha em um documento.

1 sentido - traço

Basta pressionar o botão de traço (menos) várias vezes - e uma linha pontilhada aparecerá no Word. Se você segurar o botão Shift + traço - você verá um sublinhado, a mesma linha reta (veja a imagem abaixo).

Método 2 - texto sublinhado

Para fazer isso, basta selecionar o texto desejado, abrir a guia "Home" e selecionar o ícone "h" .

Método 3 - além das fronteiras

Abra a seção "o principal" e clique no ícone da borda - e você pode selecionar a linha desejada: borda inferior, superior, esquerda, direita, etc.

Método 4 - inserir uma linha arbitrária

E, a última, provavelmente a mais universal, é a inserção de uma reta arbitrária, que pode ser desenhada de qualquer forma!

Para fazer isso, abra a seção "Inserir" , então pressione o botão "Formas" e selecione a ferramenta "Linha" ... Em seguida, desenhe uma linha livre na página.

*

Como criar uma bibliografia

A maioria dos usuários novatos faz uma bibliografia à mão. No Word existe uma ferramenta especial que torna a vida mais fácil e acelera o processo de trabalho com um documento.

Vamos tentar criar uma bibliografia automática (e conveniente).

Por esta:

  1. abra a seção "Links" ;
  2. então clique em "Bibliografia" ;
  3. inserir "Bibliografia" (veja a imagem abaixo).

Inserir bibliografia

Sua lista de referências estará vazia por enquanto, portanto, não fizemos nenhuma referência a ela.

Para adicionar um link (ou seja, alguma fonte para a bibliografia), você precisa:

  1. coloque o cursor no local onde ficará o link para a bibliografia;
  2. seção aberta "links" ;
  3. para impulsionar "Inserir link" ;
  4. então escolha "Adicionar nova fonte" ... Em seguida, será solicitado que você indique o autor do livro, a fonte, o endereço do site, etc. Em geral, preencha conforme necessário.

adicionar nova fonte

Depois que os links forem colocados, basta ir até a bibliografia e clicar nela "Atualizando referências e bibliografia" - todos os seus links serão colocados automaticamente! Em geral, uma ferramenta muito conveniente e rápida, eu recomendo!

Bibliografia de atualização

*

Como fazer notas de rodapé

Nota de rodapé - este é um especial. uma ferramenta que permite, por exemplo, decifrar termos complexos, esclarecer um parágrafo.

Como regra, um pequeno dígito numérico será mostrado no final de uma frase / parágrafo, e uma transcrição é fornecida no final da página.

Em geral, tais notas de rodapé facilitam a leitura e o entendimento da página, recomendo que você sempre as coloque quando houver alguma dúvida se elas vão entender você.

Para inserir uma nota de rodapé:

  1. coloque o cursor onde ficará o número da nota de rodapé;
  2. abra a seção "Links" ;
  3. então pressione o botão "Inserir nota de rodapé" .

Insira uma nota de rodapé

Na verdade, basta escrever o texto da explicação no final da página. A imagem abaixo mostra a aparência de uma nota de rodapé típica.

Nota de rodapé

*

Como enquadrar uma página

O quadro da página ajudará a projetar seu documento de maneira mais bonita e visual (além disso, às vezes, existem requisitos especiais quando é simplesmente necessário).

Para inserir uma moldura: abra a seção "Projeto" e então pressione o botão "Bordas da página" .

Bordas da página

Em seguida, você precisa de:

  1. primeiro selecione o tipo de quadro. Em princípio, para a maioria das tarefas, os quadros padrão no Word são suficientes (veja a seta-1 na imagem abaixo);
  2. em seguida, indique o tipo de moldura: por exemplo, sólida ou pontilhada;
  3. em seguida, especifique a cor, largura da linha, padrão;
  4. último - defina se deseja aplicar um quadro a todo o documento ou a uma seção separada dele (se você precisar de um frame para apenas uma página / seção - use a ferramenta "Quebra de página", por analogia com a configuração de paginação, consulte o item 1 neste artigo);
  5. clique em OK - e o quadro estará pronto!

Configuração de borda

Um exemplo de quadro acabado é mostrado na imagem abaixo.

O quadro está pronto

*

Como fazer um índice

Índice - é necessário em quase todos os documentos grandes para que você possa consultar rapidamente o plano de trabalho e encontrar a página desejada.

Pela minha própria experiência, posso dizer que a maioria dos usuários faz isso manualmente e, em seguida, adiciona páginas, eles sofrem que, se a página mudou, todo o índice analítico precisa ser alterado e editado. Enquanto no Word há índice automático, que desamarra as mãos.

E então, como inserir um índice:

  1. abra a seção "Links" ;
  2. então clique em "sumário / sumário automático" ... Eu recomendo trabalhar com o automático. é mais fácil e rápido.

Insira um índice

Em seguida, vá de acordo com seu texto e coloque manchetes ... Para fazer isso, selecione o seu título - e na seção "O principal" escolha uma ferramenta "Cabeçallho 1" (veja a imagem abaixo).

Cabeçallho 1

Recomenda-se o uso de subtítulos no vídeo. "Título 2" (por falar nisso, você também pode usar "Título 3" ).

Título 2

Quando todos os títulos do documento estiverem organizados - basta clicar no índice "Atualizar mesa" - todas as páginas serão adicionadas automaticamente!

Assim, você pode editar todo o documento várias vezes, alterar os títulos / subtítulos e, no final, pressionar novamente "Atualizar mesa" - e suas páginas são todas relevantes novamente!

Foi - foi

Observação : mantendo pressionada a tecla Ctrl e passando o mouse sobre a legenda desejada na página, você pode ir automaticamente para a página desejada do documento.

Esta é outra vantagem de criar um índice analítico dessa maneira (haverá links rápidos para pular para qualquer parte do documento).

*

Como fazer uma folha de paisagem (uma folha separada em um documento)

Freqüentemente, uma folha no Word precisa ser colocada não verticalmente (página retrato), mas verticalmente (orientação paisagem).

Para fazer uma orientação de folha paisagem: abra a seção "Layout" então clique em "Orientação / paisagem" (veja a imagem abaixo).

Folha de álbum

Em geral, sua folha vai virar e ficar posicionada horizontalmente.

Freqüentemente, não é necessário fazer todas as folhas em uma paisagem de documento, mas apenas algumas delas. Para fazer isso, você deve usar um especial. ferramenta Quebra de página (em Layout).

Quebra de página

Depois que a quebra de página for definida, você pode girar a próxima página e torná-la paisagem, enquanto a página anterior permanece na orientação retrato (veja a tela abaixo).

Livro e folhas de álbum em um documento

*

Como fazer um parágrafo (linha vermelha)

Método número 1

A maneira mais fácil e rápida de recuar (linha vermelha) é pressionar a tecla ABA .

Método número 2

É mais eficiente usar outro método - usando governantes ... Esta ferramenta permitirá que você ajuste o tamanho exato do recuo. (nota: ao redigir documentos diferentes - os requisitos podem ser diferentes).

Para habilitar a ferramenta de régua - vá para a seção "Visualizar" .

governante

Em seguida, coloque o cursor na frente do primeiro caractere da linha que deseja mover (ou seja, onde você precisa de uma linha vermelha). Em seguida, na régua, arraste o controle deslizante superior - o texto se moverá automaticamente.

Linha Vermelha

E mais uma coisa, se você quiser ajustar o recuo exato em centímetros: selecione um parágrafo e clique com o botão direito do mouse - no menu pop-up, selecione "Parágrafo..." .

A seguir, especifique o recuo exato em cm que você precisa. Você também pode definir o espaçamento entre linhas. Em geral, tudo é personalizável de acordo com os requisitos do seu trabalho.

Definindo o recuo

*

Como escrever texto verticalmente

Você pode escrever texto verticalmente no Word de várias maneiras. Vou dar alguns deles, que eu mesmo uso com bastante frequência.

Método número 1 - inserir um bloco de texto

Primeiro, coloque o cursor onde deseja inserir o bloco de texto na página. A seguir, abra a seção "Inserir" , Aperte "Campo de teste / rótulo simples" .

Então você pode facilmente girar o campo de texto para qualquer posição com a ajuda do ícone de rotação: mesmo verticalmente, mesmo horizontalmente, mesmo em qualquer um dos cantos ...

Método número 2 - usando a tabela

Primeiro, insira a tabela - ela pode consistir em uma coluna e uma linha.

Nota: para inserir uma tabela, abra a seção "Inserir", selecione "Tabela" e especifique o número de colunas e linhas (eu recomendo 1 cada - se você só precisa escrever texto verticalmente).

Em seguida, clique com o botão direito em qualquer lugar da tabela (recomendo que você já escreva algumas palavras lá para maior clareza) e selecione no menu pop-up "Direção do texto" .

Então escolha direção do texto e clique em OK. O texto ficará vertical na célula - o problema está resolvido (veja a imagem abaixo).

*

Como escrever algarismos romanos

Em geral, os algarismos romanos não são necessários com muita frequência. Mas se você é um historiador ou trabalha com história, pode muito bem precisar dele. Vou considerar algumas maneiras ...

Método número 1

Não serei original, apenas usarei caracteres latinos no teclado: I, V, X.

Método número 2

É muito mais interessante se você precisar obter um valor específico - não calculá-lo manualmente ?!

Para fazer isso, pressione a combinação de botões Ctrl + F9 então dois parênteses aparecem {} .

Entre esses colchetes, você precisa escrever algo como {= 2017 \ * Romano} (Onde 2017 É o número que você deseja na conta romana).

Depois de escrever a fórmula, pressione o botão F9 - e o problema será resolvido!

*

Como construir um diagrama

Na minha opinião, é muito mais conveniente construir um gráfico no Excel e depois inseri-lo no Word (embora muitos o façam imediatamente no Word).

👉 Ajudar!

Recomendo verificar meu artigo sobre a criação de gráficos no Excel.

E então, para inserir um diagrama no Word, você precisa:

  1. coloque o cursor do mouse no lugar certo;
  2. seção aberta "Inserir";
  3. clique no botão inserir gráfico - .

Insira um gráfico

Em seguida, você precisa selecionar o tipo de gráfico: pizza, histograma, linear, ponto, estoque, superfície, radar, etc.

Escolhendo um gráfico

Depois de selecionar o tipo de gráfico, uma pequena janela do Excel será aberta solicitando a inserção de números. Insira os números necessários, dependendo deles seu diagrama mudará.Em geral, uma representação visual conveniente de quaisquer dependências, cálculos, indicadores, etc.

Preenchendo o diagrama com números para representação visual

*

Continua ...

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 19/02/2017

Correção: 01/05/2020