Interessante

Eles podem me assistir através de uma webcam? Como proteger seu dispositivo de hackers

Pergunta do usuário

Olá.

E eles podem me assistir através de uma webcam, tudo o que acontece ao redor?

No dia anterior, acabei de assistir a um filme de pesquisa sobre ameaças ocultas na rede (nota do editor: o link para o filme foi cortado) e, sinceramente, pensei um pouco ...

Dia bom!

Tudo é possível no nosso Mundo (provavelmente também já ouviste a expressão popular: "Se te parece que estás a ser vigiado, não significa que és paranóico ..."). 👀

A propósito, recomendo que você também preste atenção a Smartphone : ele não tem apenas uma câmera, mas também um microfone, e ele está sempre com você e "sabe" de todos os seus negócios ...!

Ok, indo direto ao ponto ...

*

Eles podem me assistir através da câmera

*

O que pode ser feito para proteger a webcam

Vou começar com o fato de que vários especiais. serviços e pessoas realmente sérias (de quem você não pode se proteger sem desconectar fisicamente o dispositivo) a webcam comum de uma pessoa comum simplesmente não é interessante! Nesse sentido, você pode ficar relativamente calmo (a menos, é claro, que seja uma estrela ou uma pessoa muito famosa).

Mas notarei imediatamente que há outras pessoas curiosas suficientes na rede. E o fato de obterem acesso não autorizado à câmera - na esmagadora maioria dos casos, os próprios usuários são os culpados.

A propósito, em muitos aparelhos, quando a câmera é ligada, o LED acende (avisa com o tempo que algo está errado. Preste atenção nas pequenas coisas, a vida consiste nelas 👌).

Na verdade, abaixo irei indicar como você pode se proteger.

LED da webcam

*

👉 1) Sobre engenharia social ...

Você sabe o que é isso?

E o fato de os ladrões, via de regra, serem bons psicólogos, são bons em entender as pessoas, são capazes de encontrar uma linguagem comum nas situações de que precisam, conhecem e sentem bem os hábitos e comportamentos das pessoas. Por exemplo, não é incomum quando ligam sob algum pretexto e descobrem as informações de que precisam ...

E na internet moderna, basta enviar nas redes sociais. rede uma mensagem velada com uma proposta para ver uma foto interessante, filme, etc.

E muitos usuários, sem pensar "para trás", seguem esses links, executam softwares suspeitos em seus computadores (com complementos "embutidos") e assim por diante.

Pode ser difícil imaginar a escala - mas existem centenas dessas pessoas! De que tipo de segurança podemos falar quando as próprias pessoas iniciam o arquivo de que o invasor precisa?

*

Portanto, regra número 1 (banal e simples):

  • não baixe ou execute quaisquer programas que são anunciados para você em mensagens privadas de redes sociais. redes, por e-mail, etc. (observação: de estranhos);
  • o mesmo se aplica a fotos, vídeos, ofertas para ganhar muito dinheiro sem fazer nada;
  • não permita que pessoas não autorizadas trabalhem em seu PC / laptop.

*

Ainda assim, a curiosidade das pessoas é tão grande que nenhum aviso pode ajudar - isso é o que se chama engenharia social (ou seja, um método astuto de obter as informações necessárias).

*

👉 2) Sobre a colagem da câmera (método 100%)

Não importa o quão engraçado seja, esta é a maneira mais confiável de proteger sua webcam. A propósito, a ESET (se não confundindo) conduziu uma pesquisa entre os usuários e descobriu que 17% das pessoas colam suas webcams!

Selando a câmera com fita adesiva

Direi ainda mais, o próprio Mark Zuckerberg (se é que alguém não sabe - o fundador do Facebook) colou um microfone e uma câmera em seu computador de trabalho. Todas as publicações de notícias, por exemplo, RBC, escreveram sobre isso.

A maioria usa fita adesiva comum, adesivos e fita isolante para isso.

Porém, na minha opinião, é muito mais conveniente usar vários chaveiros em prendedores de roupa / ventosas - entre eles existem "coisas" muito compactas que não interferem no fechamento da tampa do laptop e no transporte.

Além disso, a qualquer momento você pode remover rapidamente este chaveiro e usar uma webcam (às vezes você precisa ...).

Porta-chaves pequenos com clipes - permitem que você cubra de forma rápida e fácil o olho mágico da webcam em laptops

Em PCs comuns, você não pode colar absolutamente nada e virar a câmera na direção em que ela não removerá nada, exceto a parede. Quando de repente você precisar de uma câmera, vire-a novamente.

*

👉 3) Sobre a licença do Windows

Muitos usuários instalam vários conjuntos do sistema operacional Windows (ou seja, alguém "tipo" adiciona vários tipos de programas à imagem de instalação, configura o sistema operacional, etc.).

Tudo isso levanta uma grande questão sobre segurança: alguém testa a confiabilidade do sistema, sua estabilidade, há alguma "adição" embutida em tal sistema?

Na minha opinião, a escolha aqui é óbvia: coloque apenas licenciado produto - ainda mais agora, o Windows 10 pode ser baixado oficialmente do site da Microsoft! Isso não apenas aumenta sua segurança, mas também o salva de todos os tipos de problemas e erros.

👉 Ajudar!

Para obter mais informações sobre a licença, chaves de ativação e onde você pode baixar e comprar o Windows, consulte este artigo.

*

👉 4) Sobre programas

Em parte, essa questão já foi abordada no artigo acima. Instale apenas o software que foi baixado de oficial o site do desenvolvedor (na minha opinião, esta é a forma mais segura).

Não instale novos aplicativos no sistema sem primeiro verificá-los com um antivírus.

👉 Ajudar!

Eu falei sobre antivírus online (que não precisam ser instalados) para varredura "instantânea" de arquivos aqui.

*

E mais uma coisa: não baixe programas de links que são enviados a você por pessoas desconhecidas em mensagens privadas de redes sociais. redes, e-mail, etc. Na maioria dos casos, trata-se de spam comum, na pior das hipóteses - vírus e cavalos de Tróia.

*

5) Antivírus + Firewall

Este conselho é o último do artigo: instale um antivírus e firewall modernos no sistema (nota: um programa especial que protege seu trabalho na Internet) e atualize-os regularmente.

A propósito, a maioria dos antivírus modernos já inclui um firewall (não adianta procurar especificamente por algo).

👉 Ajudar!

Sobre moderno antivírusque eu recomendaria instalar, você pode descobrir neste artigo ->

*

Acrescentarei que o antivírus clássico recomendado acima, embora proteja contra grande parte das ameaças, é incapaz de lutar contra alguns softwares maliciosos (adware, alguns Trojans, spyware, etc.). Existem especiais para isso. programas (eles podem funcionar em paralelo com o seu antivírus e não interferir nele).

Se você não instalar esses produtos, pelo menos de vez em quando (e sob a menor suspeita), recomendo verificar o sistema que os utiliza.

👉 Adição!

Programas anti-malware: o que escolher.

PS

A propósito, preste atenção nas TVs ... 👀

Uma webcam também é instalada em TVs modernas e elas também têm acesso à Internet, como PCs comuns. Mas com proteção tudo fica muito pior (na minha opinião subjetiva ...).

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Sucesso a todos!

👣

Primeira publicação: 21/05/2018

Correção: 15/10/2020