Interessante

Como fazer overclock em um processador AMD (gerenciamento e ajuste do utilitário AMD Ryzen Master)

Tudo de boa saúde!

Muitos processadores AMD Ryzen modernos têm um multiplicador desbloqueado, tornando-os bastante fáceis de fazer overclock (mesmo para usuários novatos). É relativamente fácil obter + 5 ÷ 15% de desempenho com apenas 2-3 cliques do mouse!

Na maioria das vezes, o overclock é realizado através da alteração de parâmetros no BIOS / UEFI - no entanto, no artigo de hoje eu gostaria de propor uma forma mais universal: através do utilitário AMD Ryzen Master diretamente do Windows! 👌

E assim, mais perto do assunto ...

👉 Importante!

1) Overclocking pode causar falha do equipamento!

2) Tudo o que você fizer de acordo com as recomendações abaixo - faça por sua própria conta e risco!

3) A garantia de overclock da CPU não é coberta.

*

Overclocking de CPUs AMD ou como usar AMD Ryzen Master

PASSO 1

Primeiro, precisamos baixar e instalar o utilitário Ryzen Master (link para o site oficial; também pode ser baixado aqui).

Observe que os direitos de administrador (ские) são necessários para usar o Ryzen Master.

Ryzen Master Launch

Depois de iniciar o utilitário: a primeira coisa que você verá é um aviso e um lembrete de risco. Se você concordar com eles - clique em OK, depois de mais alguns. segundos, a janela principal do programa aparecerá na sua frente (veja as imagens abaixo).

Um aviso

*

PASSO 2

Antes de iniciar o overclock, acho que você deve decifrar brevemente os principais indicadores que são exibidos no painel (veja a seta na imagem abaixo):

  1. Temperatura - mostra a temperatura da CPU (e seu limite máximo);
  2. Velocidade de pico - frequência atual da CPU (em MHz);
  3. PPT - consumo de energia pelo soquete do processador (em% dos recursos máximos possíveis do seu hardware);
  4. TDC - intensidade da corrente (em% do máximo possível);
  5. EDC - máx. valor atual (curto período).

Interface Mestre Ryzen - Indicadores

Com base no acima, observe atentamente os valores do par de indicadores:

  • temperatura: se estiver ocioso acima de 60 graus (ou perto disso), então não há sentido em fazer overclock do processador (primeiro instale um sistema de refrigeração melhor (é melhor substituir o cooler in a box por pelo menos algo como uma torre de " Deepcol ... "));
  • avaliar PPT: se a seta do indicador for mais da metade, você deve pensar em uma fonte de alimentação mais potente (placa mat.?);
  • e, em geral, idealmente, com uma carga de PC fraca - nenhum indicador deve entrar na zona "amarela" (e mais ainda no vermelho).

*

ETAPA 3

Passando para o ponto principal ...

👉 A propósito!

No meu exemplo, eu não usei nenhum parâmetro crítico para overclocking, e apenas aumentei a frequência dos núcleos da CPU em ~ 8% (o que eu recomendo para você).

E assim, para começar, vá para um dos perfis (por exemplo, "perfil 2") e mude o controle para o modo "Manual" (ou seja, controle independente).

Em seguida, você pode basear a frequência, que é definida na seção "Seção de núcleos", aumentar para cada núcleo. Pela primeira vez, recomendo não aumentar mais do que 5-8% (por exemplo, se a base for 3500 MHz, comece a aumentar a partir de 3650 MHz (melhor menos, mas mais estável!)).

Quanto à tensão (Controle de Tensão) - Ryzen da segunda ou terceira geração trabalha de forma estável a uma tensão de 1,25-1,4 Volts (recomenda-se aumentar de 1,25 em pequenos passos para 1,4). Não é recomendado usar mais de 1,4! A propósito, a voltagem depende do modelo do seu processador (se você não sabe os valores ideais para o seu processador - não comece o overclock!).

Depois clique no botão "Aplicar e testar" .

No meu exemplo, aumentei meu 3700 para 4050 MHz.

Ryzen Master Tuning - CPU Overclocking

O teste deve começar - observe cuidadosamente todos os indicadores: nenhum deles deve ir para a zona vermelha (se isso aconteceu, pare o teste e reduza os parâmetros de overclocking, e então reinicie o teste). Etapa de aumento de frequência - não mais do que 50 MHz.

Ver métricas

Overclocking, na verdade, é a busca do máximo. valores de frequência e tensão nos quais uma determinada CPU funcionará corretamente (em seu desempenho máximo).Isso só pode ser determinado experimentalmente, alterando os valores e realizando testes.

A propósito, além do utilitário Ryzen Master, é muito conveniente usar 👉 HWMONITOR.

Valor de frequência // HWMonitor

*

👉 Observação 1!

O Ryzen Master Utility não salva as configurações após a reinicialização do PC. Ele permite fazer overclock e testar apenas os parâmetros de hardware, o que é chamado de "online" (ou seja, quando está ativo e em execução).

No entanto, depois de configurar o perfil e salvá-lo, você pode rapidamente aumentar o desempenho (executando o utilitário) se quiser tocar algo "poderoso" ...

*

👉 Observação 2!

Se algo não funcionar para você no utilitário ou não funcionar (por exemplo, ele trava ou o PC reinicia) - preste atenção na placa-mãe. Modelos de placas-mãe com chipsets A320 não são adequados para overclock (mas AMD B350, AMD B450, AMD X370, etc. são muito bons em "perseguir").

Observe também as configurações de energia da CPU (👉 no Painel de controle do Windows). Verificarde modo que o plano de energia esteja em alto desempenho e o estado da CPU esteja no máximo. - ou seja, 100%! (veja exemplos nas imagens abaixo 👇).

Alta performance

Máxima. Estado da CPU - 100%

*

Adições sobre o assunto - serão úteis!

Boa sorte!

👋